Oratória nas Escolas

 

O projeto Oratória nas Escolas consiste no desenvolvimento pessoal de jovens através da comunicação e oratória, com objetivo de desenvolver habilidades, liderança, persuasão e senso crítico, sendo estes fatores inerentes à vida moderna e essenciais para diferenciar-se no mercado de trabalho.

Além disso, o projeto estimula o estudo e reflexão sobre temas de preocupação mundial, tais como segurança, saúde, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente, educação, etc. Assim, jovens estudantes – que são o futuro das nações – podem formar uma consciência crítica em relação a estes temas.

O projeto é realizado em nível nacional, em mais de 40 municípios, distribuídos nas regiões sul e sudeste. O eixo do projeto é baseado na realização de concursos de oratória abordando um tema específico determinado pela JCI Brasil.

TEMA 2014

Como EU combato a Corrupção?

 

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do projeto é oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação ao combate da Corrupção.
Objetivos específicos:

Estimular a capacidade crítica e o espírito de cidadania dos alunos participantes, por meio do debate.
Capacitar crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos, matriculadas nas séries do ensino fundamental, para adquirirem a habilidade de se expressarem publicamente, através de técnicas de oratória.
Sensibilizar e motivar a comunidade escolar, pais, amigos e parentes dos alunos participantes na implementação de ações em prol do combate a corrupção, através da participação nos concursos de oratória a nível escolar, regional e nacional.

PÚBLICO ALVO

Serão realizados Concursos de Oratória com alunos das escolas municipais, estaduais ou particulares, em cidades onde existam Organizações Locais da JCI Brasil, e que estes alunos estejam cursando o Ensino Fundamental (6˚ ao 9˚ ano). Aproximadamente 50.000 alunos em todo o Brasil.

ETAPAS DO PROJETO NACIONAL:

O concurso de oratória será disputado em quatro etapas, a saber:

a)  Interno nas escolas – se desenvolverá internamente em cada estabelecimento de ensino, sob a responsabilidade das escolas participantes e condução pela JCI Local. Da disputa interna é escolhido um representante da escola para participar da etapa seguinte;

b)  Local/Municipal – terá a participação dos representantes de cada escola participante do projeto e será organizada pela JCI Local. Da disputa será escolhido um representante da localidade para concorrer a etapa regional;
c)  Regional – terá a participação dos campeões das etapas locais e será organizada pelo Vice Presidente Nacional da região em conjunto com a Organização Local que sediar o evento. Os Encontros Regionais ocorrerão em Julho e Agosto de 2013, conforme Calendário de Atividades da JCI Brasil;

d)  Nacional – se desenvolverá com os campeões das etapas Regionais, sendo coordenado pela Vice Presidente Executiva Comunitária e pela Diretora Cristiane Dienstmann. Ocorrerá durante a Convenção Nacional da JCI Brasil, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, em Novembro de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *